Acostamentos reciclados precisam de 7 dias para criar resistência, sendo necessário manter operação pare e siga 24h no trecho. Concretagem começa na próxima segunda (15).
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), iniciou a etapa de reciclagem dos acostamentos da PRC-280 em Clevelândia, na região Sudoeste, parte da obra de restauração da rodovia com pavimento rígido de concreto.
Os serviços consistem em preenchimento dos acostamentos com bica corrida e cimento, mistura dos agregados com a recicladora, seguido pelo nivelamento e compactação dos materiais até ficarem nivelados com a faixa de rolamento. Daí é necessário aguardar sete dias para o acostamento reciclado criar resistência, sem circulação de veículos.
Por este motivo, desde a última sexta-feira (05), o trecho está com operação pare-e-siga 24 horas por dia, com interdição de faixa de tráfego e acostamento, para servirem como base para as placas de cimento de concreto, executadas no próprio local. Esta técnica é conhecida como whitetopping, já tendo sido empregada na própria rodovia, entre Palmas e o Trevo Horizonte, na divisa com Santa Catarina.
A previsão é de iniciar a concretagem da rodovia na próxima segunda-feira (15), caso as condições climáticas sejam favoráveis, no trecho entre as rotatórias com a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Crescêncio Martins, em Clevelândia, depois prosseguindo até Palmas, terminando no trevo da Codapar. A obra tem investimento de R$ 188,25 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios.
Além da restauração em concreto, também serão realizados serviços de implantação de dispositivos de drenagem de águas, sinalização horizontal, sinalização vertical, correção da geometria nas interseções em nível e nos acessos, e demais serviços complementares, como plantio de grama e instalação de defensas metálicas. A previsão de conclusão é de 360 dias.
ALTERNATIVAS - Com as obras em andamento na rodovia, o DER/PR recomenda que os usuários utilizem rotas alternativas para evitar longas esperas e a formação de filas:
- SC-155, acesso pelo trevo do Rincão, seguindo por vias catarinenses até retornar ao Paraná em Vitorino.
- PR-459 e PR-449 como ligação entre Clevelândia e Palmas, com parte do percurso em rodovia sem pavimentação.
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